Dicas, trilhas, mapas, fotos, e muito mais sobre mountain bike e ciclismo em geral

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Dicas para pedalar em grupo


A prática de pedalar em grupo tem crescido cada dia mais, seja na estrada, trilhas e até em cicloviagens, os bikers tem se unido ainda mais para curtir esse momento. Além de ser mais seguro, pedalar com amigos poder ser mais divertido e exercita o corpo e mente. Contudo, é necessário saber algumas dicas e técnicas básicas para essa prática.

Respeite o ritmo da coletividade

Antes de começar, é preciso ter ciência de que pedalar com mais pessoas é totalmente diferente que pedalar sozinho. Cada um possui um ritmo diferente e todos devem respeitar o companheiro de bike.
Não adianta você começar com o grupo e ver que tem alguém, ou alguns, que sempre são deixados para trás ou aqueles que você só encontra em dois momentos, na largada e no final. Mais que pedalar, esse momento em grupo é também de socialização e respeito com as diferenças.
Caso prefira sair para treinar ou seu ritmo é mais acelerado, procure por pessoas que tenham a mesma rapidez que você, pois, só assim, andará equiparado com os colegas.

Pedale com segurança

Além de não se esquecer de todos os equipamentos de segurança do ciclista, é importante estar atento às atitudes que podem comprometer a segurança do pelotão:
  • Avise quando precisar frear, jamais pare bruscamente;
  • Evite passar em locais perigosos e sinalize com o braço se houver algum buraco ou obstáculos na pista;
  • Sinalize toda e qualquer ação que irá tomar.
Sinalização dos ciclistas em grupo
Tomando essas medidas e pedalando com cautela você estará evitando acidentes com um ou mais bikers.

Imprevistos acontecem

Aproveite que estão em grupo e leve todos os equipamentos que podem auxiliar na hora do imprevisto. Tenha paciência se tiver algumas paradas inesperadas e esteja sempre pronto para ajudar seus colegas quando uma câmara de ar furar ou para resolver algum problema técnico, afinal, a pedalada em grupo deve ser solidária.

Vantagens


Uma das vantagens é o fator segurança que se faz presente quando se pedala em grupo. Em locais onde há volume de automóveis quando os ciclistas estão em grupo ocupam mais espaço e tornam-se mais visíveis. Essa segurança também está associada à abordagem de meliantes que sentem mais receio com maior número de pessoas.

Mas, pedalar em turma ainda tem outros bons benefícios: naturalmente você acaba se envolvendo com os colegas e fazendo novas amizades ou promovendo a manutenção de outras. Há casos de pessoas que se conheceram durante as pedaladas e depois se casaram. Além, é claro, de estar fazendo bem para sua saúde física e mental com um esporte que você gosta e, ainda, curtir uma paisagem juntos.
E aí, curtiu nossas dicas? Que tal colocá-las em prática? Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Editado por: George Luís